Casa da Esperança

 Seja bem-vindo (a) a um lugar repleto de esperança e amor! A Casa da Esperança iniciou sua nobre missão em 06 de julho de 1991. Aqui, estamos empenhados em oferecer apoio e abrigo a idosos que precisam de cuidados em regime de acolhimento de longa permanência, uma forma de proteção especial de alta complexidade com funcionamento 24h.

A Casa da Esperança (C.E.)

A Casa da Esperança é uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) filantrópica, que acolhe, em regime de abrigo, 42 idosos em situação de vulnerabilidade clínica e social e faz parte do complexo de cuidado do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus.

É uma unidade com gestão e equipe próprias, integrada a todas unidades e serviços prestados pelo Núcleo.

Uma história de dedicação e evolução

Nossa jornada ao longo dos anos tem sido marcada por um compromisso contínuo em aprimorar a assistência aos idosos. 


A cada dia, buscamos nos adaptar às necessidades individuais de cada residente e às particularidades de suas famílias. 


Essa abordagem nos impulsionou a introduzir inovações em nossos serviços, sempre com o compromisso de manter intacta nossa essência e filosofia institucional.

Uma nova abordagem para o Cuidado dos Idosos

Reconhecendo a importância das famílias na vida de nossos residentes, desenvolvemos uma modalidade de internação diferenciada. Esta abordagem única visa estabelecer parcerias sólidas com as famílias, tornando-as co-responsáveis pelo cuidado e bem-estar de seus entes queridos idosos. Juntos, compartilhamos o compromisso de proporcionar uma vida plena e feliz a cada idoso sob nosso cuidado.

Uma Equipe Multidisciplinar de Apoio

Na C.E., contamos com uma equipe dedicada e multidisciplinar para garantir que cada idoso receba a atenção e o cuidado de que necessita.


Nossa equipe inclui profissionais de saúde bucal para manter sorrisos saudáveis, psicólogos para apoiar o bem-estar emocional, assistentes sociais para lidar com questões sociais, terapeutas ocupacionais para estimular a independência, fisioterapeutas para promover mobilidade e saúde respiratória, fonoaudiólogos para manter a comunicação clara, geriatras com expertise em cuidados específicos para idosos, e enfermeiros e cuidadores dedicados. 


Na Casa da Esperança, nosso compromisso é muito mais do que apenas cuidar dos idosos; é criar um ambiente onde eles possam prosperar, cercados pelo calor humano e pela atenção que merecem. Juntos, continuaremos a escrever esta história de amor, esperança e dedicação aos idosos e suas famílias.

Critérios de Admissão

Idade a partir de 60 anos:

A idade mínima para admissão na Casa da Esperança é de 60 anos, assegurando que nossa instituição atenda especificamente a população idosa, garantindo-lhes os cuidados e a atenção necessários.

Quadro de carência socioeconômica:

A admissão é baseada em um quadro de carência socioeconômica, priorizando aqueles idosos que enfrentam dificuldades financeiras e sociais, para garantir que recebam o apoio de que necessitam, independentemente de suas condições financeiras.

Rejeição e/ou abandono familiar:

Nossa instituição está aberta para idosos que tenham enfrentado rejeição ou abandono por parte de suas famílias. Entendemos a importância de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que não têm uma rede de apoio familiar. 

Dependentes de Atividades de Vida Diária

Aqueles idosos que são dependentes nas Atividades de Vida Diária (AVDs), como alimentação, higiene pessoal e locomoção, recebem prioridade na admissão. Nosso objetivo é garantir que aqueles que necessitam de cuidados intensivos recebam a atenção adequada.

Desejo do idoso:

O desejo do próprio idoso é levado em consideração durante o processo de admissão e no tempo de permanência na Casa da Esperança. Sua história, habilidades e desejos são considerados por toda equipe de cuidado. 

Nossa ajuda em números

42

Idosos acolhidos em situação de vulnerabilidade social acolhidos.

15

Projetos desenvolvidos com a

Equipe Multidisciplinar

228

Refeições por dia, entre refeições orais e dieta enteral