SOBRE NÓS
Aqui você encontrará mais informações sobre nosso trabalho e como ele transforma vidas!
Governança
A governança do Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus (NACJ) segue rigorosas diretrizes de instituições sem fins lucrativos. Nossos órgãos de administração são periodicamente renovados para garantir uma gestão ética e sustentável.
Para obter informações detalhadas sobre a composição e as responsabilidades dos órgãos de governança do NACJ, consulte nosso Estatuto Social. Isso reflete nosso compromisso com a transparência e a seriedade do nosso trabalho.
Nossa História
Em 1º de Março de 1969, os casais Célio de Oliveira Trópia e Maria Zacharias e Albérico Passos e Aracy, seguindo um ideal comum, iniciaram um trabalho de amor, com a distribuição de sopa para pessoas em vulnerabilidade social, na Alameda do Ipê Branco 129, região da Pampulha – Belo Horizonte/MG.
A casa onde acontecia a distribuição de sopa ficou pequena para o número de pessoas atendidas.
Sonharam com a ampliação do projeto, que aconteceu com a oportunidade de adquirir um lote no antigo bairro Santo Inácio, hoje Floramar, onde atualmente está localizado o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus.
Em 1972, já na sua sede própria no bairro Floramar, o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus inicia, com pioneirismo, o trabalho de amparo a crianças deficientes com sequelas de paralisia cerebral em Belo Horizonte-MG.
Naquela época, não se tinha a dimensão que aquele trabalho inicial ultrapassaria o tempo e os limites, sendo ampliado nas suas atividades e infraestrutura.
Hoje o Núcleo conta com aproximadamente 15.000 m² de área construída, 3 unidades de atendimento e comemora 55 anos em 2024!
Esse mérito é dos colaboradores, voluntários, doadores e parceiros que, com sua preciosa generosidade, compreendem a complexidade e a importância desse trabalho e das vidas que cuidamos.
O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar atendimento e acolhimento a pessoas (crianças, adolescentes, adultos e idosos) em vulnerabilidade clínica e social, sem distinção de crença, raça, gênero ou nacionalidade.
Nossa Missāo
Promover a inclusão social de crianças, adolescentes e adultos com deficiências múltiplas e de idosos em vulnerabilidade clínica e social, por meio do acolhimento e da assistência.
Nossos Valores
Transparência
Agimos com clareza, honestidade e abertura em todas as relações.
Amor
Nossa dedicação é impulsionada pelo amor genuíno que sentimos por aqueles a quem servimos.
Colaboração
Acreditamos que juntos somos mais fortes, promovendo parcerias e colaborações significativas.
Perseverança
Superamos desafios com determinação, não desistindo diante das dificuldades.
Ética
Nossa conduta é guiada por princípios éticos sólidos em todas as nossas ações.
Solidariedade
Estamos comprometidos em apoiar uns aos outros e à comunidade, estendendo a mão em momentos de necessidade.
Respeito
Tratamos a todos com consideração, compreensão e valorização de suas individualidades.
Nossos três pilares básicos:
Acolhimento a Pessoas com Deficiências Múltiplas em vulnerabilidade social
O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus acolhe 70 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral na Casa do Caminho.
Acolhimento a Pessoas Idosas em vulnerabilidade clínica e social
O Núcleo Caminhos para Jesus acolhe mais de 40 idosos em vulnerabilidade clínica e social na Casa da Esperança.
Socialização Inclusiva
O Núcleo Caminhos para Jesus assiste crianças e adolescentes com deficiências intelectuais múltiplas por meio dos serviços do Centro de Educação Sérgio de Freitas Pacheco; do SEAI - Serviço de Atendimento Interdisciplinar e do Grupo de Convívio e Fortalecimento de Vínculos.
Diretoria Voluntária
Cada membro da diretoria executiva do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus reúne um conjunto de habilidades e experiências complementares entre si. Todos os membros possuem uma longa história de trabalho voluntário dedicados à instituição, assumindo a função na diretoria voluntária a partir de uma eleição.

SUZANA HELENA ALVES ASSIS
DIRETORA-PRESIDENTE

JOSÉ WIVER MENDES
VICE-DIRETOR

JUVENAL DE ABREU S. FILHO
DIRETOR SECRETÁRIO

Joel de Paula Júnior
DIRETOR FINANCEIRO
Conselho Fiscal
Presidente: Jairo Torres Figueiredo
Membros: Giordana Gemma de Castro Araújo
Alessandra Pereira Lima
Suplentes: Tulio Márcio Carvalho de Rezende
Ricardo Pereira Simões
Olga Maria Pinto da Silva Souza
Suplente da Diretoria: Marília Celene Oliveira de Paula
PROMOVENDO UMA GOVERNANÇA INCLUSIVA
Nossa instituição se compromete com uma governança inclusiva e representativa, reconhecendo a importância da diversidade nossa gestão e corpo administrativo. Buscamos representação étnica e de gênero equilibrada, bem como uma variedade de perfis profissionais e pessoais.
Nossos critérios consideram:
- Diversidade Étnica: valorizamos diferentes origens étnicas para entender e abordar questões específicas.
- Diversidade de Gênero: buscamos uma representação igualitária de homens e mulheres.
- Perfis Diversificados: valorizamos experiências e competências diversas.
Nossa política de diversidade é intrínseca à nossa cultura. Acreditamos que ao abraçar uma variedade de perspectivas, fortalecemos nossa capacidade de servir melhor às comunidades que atendemos.
Continuamos a revisar e ajustar nossos critérios para garantir que permaneçam alinhados com nossos valores. A diversidade é uma necessidade para enfrentar desafios complexos e moldar um futuro mais inclusivo.
Nossa ajuda em números
70
pessoas acolhidas, entre crianças, adolescentes e adultos com sequelas graves da paralisia cerebral, em situação de vulnerabilidade social na
Casa do Caminho.
45
idosos acolhidos em vulnerabilidade clínica e social na Casa da Esperança.
250
crianças, adolescentes e adultos com deficiências intelectuais múltiplas assistidos pelos serviços da Socialização Inclusiva.