Clínica Odontológica

Em março de 1996 o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus implantou um modelo próprio de atenção voltado para a Saúde Bucal das pessoas assistidas pela Instituição, denominado de Programa de Assistência Odontológica Integrada ao Paciente Especial.

"Esta população é constituída de 100% das pessoas matriculadas nas outras unidades do Núcleo"

Esta população é constituída de 100% das pessoas matriculadas nas outras unidades do Núcleo, dos acolhidos da Casa do Caminho e da Casa da Esperança e os externos, da Clínica Médica e do Centro de Educação Especial Sérgio de Freitas Pacheco.


Devido a estas procedências, o perfil da população assistida é variado, com pacientes de todas as idades, desde os recém-nascidos até aos idosos, que apresentam diversos comprometimentos motores, mentais ou de aprendizado, como paralisia cerebral, doenças sistêmicas ou suas sequelas, síndromes e outros.

Equipe:

Para atender toda esta população o corpo clínico conta com:


  • 2 cirurgiões-dentistas
  • 2 Técnicas de Higiene Dental
  • 4 Auxiliares de Consultórios e da Higiene Bucal Supervisionada
  • 1 dentista especialista endodontista (voluntário).
  • 1 dentista especialista em Cirurgia (voluntário).


O apoio administrativo é realizado por 1 secretária, que realiza um regular controle do acesso destes pacientes aos diversos tratamentos indicados ou para a manutenção da saúde bucal. 

Uma mulher está trabalhando em uma cozinha com uma máquina.

Infraestrutura da Clínica Odontológica

A Clínica Odontológica fica localizada no mesmo prédio do setor do Departamento Pessoal

Sala da RT

Uma sala da RT (responsável técnica).

Consultórios

Possuímos 4 consultórios de atendimento

Esterilização

Uma esterilização para esterilizar e acondicionar os materiais.

Salas de Espera e Recepção

Duas salas pequenas de espera e uma Recepção.

Escovodrómo

Um escovodrómo onde os pacientes fazem sua higiene bucal antes dos atendimentos.

Arquivo

Um arquivo onde ficam armazenados os prontuários dos pacientes


Tratamentos Oferecidos

O Programa de Assistência Odontológica Integrada ao Paciente Especial apresenta 2 níveis de atenção: a preventiva e a curativa.

Atenção Preventiva

A Atenção Preventiva é realizada diariamente, com a higiene bucal dos pacientes internos (portadores de paralisia cerebral e nos idosos) e externos (alunos).

Como é realizada a Prevenção:

A Prevenção Diária nas Unidades

Um Programa de Higiene Bucal Supervisionada – PHBS foi planejado para o desenvolvimento das ações preventivas, que são realizadas nos pacientes que se encontram diariamente nas Unidades de origem, representados pelos portadores de paralisia cerebral da Casa do Caminho, dos idosos da Casa da Esperança e dos alunos do Centro de Educação.

 

De acordo as necessidades de cada uma destas Unidades vários procedimentos preventivos são realizados, desde a escovação e higiene bucal diárias, a fluoretação semanal nas crianças ou adolescentes e a limpeza das próteses dentárias, quando existentes.

 

O objetivo da Atenção Preventiva é o de realizar o controle da placa bacteriana e a prevenção da cárie e da doença periodontal. Nos idosos o acompanhamento diário permite também identificar alterações da mucosa oral e realizar o controle de várias doenças que podem ocorrer na boca, inclusive o câncer bucal.

 

As equipes de técnicos de higiene dental e de auxiliares, se deslocam diariamente para aquelas Unidades, para realizarem este tipo de atenção preventiva. 

A Prevenção por Consultas na Clínica Odontológica

Todos os pacientes são periodicamente reavaliados e conforme a indicação dos cirurgiões-dentistas, podem receber vários procedimentos preventivos que são realizados nos consultórios de prevenção, das técnicas de Saúde Bucal (TSB) que também realizam uma importante adequação para os atendimentos a serem realizados posteriormente com os dentistas.

 

Dentre os procedimentos preventivos que podem ser realizados pela TSB com a supervisão dos dentistas estão, o polimento coronário com ultra-som, a fluoretação tópica, aplicação de vernizes e selantes e outros.

 

Estas consultas são muito importantes para a orientação dos pais e responsáveis quanto aos métodos de higiene bucal que podem ser realizados em casa, inclusive ensinando como a criança deve ser posicionada para a escovação dos dentes e do uso do fio dental.

 

É importante ressaltar que para todas as consultas realizadas na Clínica Odontológica, os pais são orientados pelas auxiliares no Escovódromo da Clínica, quanto à escovação dos dentes e outras necessidades que conduzam ao melhor controle da saúde bucal dos pacientes pelos responsáveis.


Atenção Curativa (ou Assistência)

Os pacientes são agendados para uma consulta inicial com os cirurgiões-dentistas, para realizarem uma ficha clínica e um plano de tratamento preventivo e curativo.


A assistência curativa realiza a reabilitação oral (restaurações, próteses, tratamento endodôntico) e pequenas cirurgias como as extrações dentárias se realmente forem necessárias.

 

O paciente especial tem muitas dificuldades na fala e na mastigação e a perda dos dentes potencializa os problemas, tornando outros tratamentos, sejam da fonoaudiologia, fisioterapia e outros, ineficazes devido à falta dos dentes. Por este motivo, as extrações não são normalmente indicadas.

 

O retorno periódico dos pacientes na Clínica Odontológica, em torno de 3 em 3meses, permite realizar um controle sistemático das novas ocorrências de cáries, doença periodontal e das lesões da mucosa oral.

Semana da Prevenção Oral e Promoção da Saúde

No segundo semestre de cada ano é realizada a Semana de Prevenção Oral e Promoção da Saúde, com atividades de palestras, gincanas, teatros e outras do gênero, visando orientar à população assistida quanto à saúde bucal e o bem-estar em geral.

 

 As atividades são desenvolvidas nas unidades. Os pais e cuidadores também recebem uma programação especialmente realizada para quem cuida.

Reuniões com os Pais

 

De uma forma geral, são realizadas reuniões com os pais onde são feitas orientações diversas aos pais, desde às normas da Clínica Odontológica como também visam a saúde e seus cuidados, com ênfase na saúde bucal. Estas reuniões são importantes momentos de aproximação com os pais, que permitem identificar o meio em que as crianças vivem, seu comportamento e medos, que são importantes conhecimentos para tornar a assistência e a prevenção mais seguras e eficazes.



Capacitação com os profissionais das diversas Unidades do Núcleo

Todos os pacientes são periodicamente reavaliados e conforme a indicação dos cirurgiões-dentistas, podem receber vários procedimentos preventivos que são realizados nos consultórios de prevenção, das técnicas de Saúde Bucal (TSB) que também realizam uma importante adequação para os atendimentos a serem realizados posteriormente com os dentistas.

 

Estatísticas de Atendimentos

No período de janeiro a setembro 2023 foram feitos 1.859 procedimentos, preventivos e curativos nos acolhidos da Casa do Caminho, Assistidos do Centro de Educação Sérgio de Freitas Pacheco, do SEAI e os residentes da Casa da Esperança.